Saúde
GERSAL
O gersal é feito à partir da semente de gergelim, torrada e moída com sal marinho.
O gergelim pode ser preto, branco e marrom e foi à primeira semente oleaginosa cultivada pelo homem no Oriente Médio. É uma fonte rica em minerais, como o cálcio e o fósforo; óleo de ótima qualidade biológica; proteínas; lecitina; vitaminas.
Alguns nutrólogos mensionam sua propriedade emagrecedora porque o grão tem uma carapaça de nutrientes que, até ser quebrada para que ocorra a absorção do alimento, prolongando assim a vontade de comer. Mas, só esclarecendo, o alimento em si não emagrece, porém alguns nutrientes encontrados nele, como as fibras insolúveis, contribuem para regularizar o trato intestinal. Estas proteínas que promovem a saciedade também previnem a flacidez. Além disso, é ótimo para controle de glicemia sangüínea e contribui para a boa disposição. E, por conter uma grande quantidade de cálcio em sua composição, o gergelim ajuda no controle da massa corporal gorda, agindo não só na lipólise (quebra de gordura), como na inibição da lipogênese (armazenamento de tecido adiposo), orienta nutricionistas.
Como preparar:
Na forma de Gersal, mói-se 10 partes de gergelim ligeiramente tostado com 01 parte de sal marinho. Pode ser dez colheres (sopa) de gergelim para uma colher (chá) de sal, ou ainda 10g de gergelim para cada 1g de sal marinho. Há quem indique bater no liquidificador, mas originalmente recomendava-se socar no pilão.
Como consumir:
Utilizado sobre os cereais, no pão integral com manteiga sem sal, polvilhado em arroz integral, tortas, suflês, para temperar a salada e aonde sua imaginação levar. Experimente!